Escolas para todos

Nossos Projetos

Escolas para todos: O projeto "Rios do futuro"

O acesso à educação no município de Portel enfrenta grandes desafios logísticos pela falta de estradas, comumente as aulas são ministradas em estruturas precárias e até mesmo em residências de ribeirinhos, apesar do pomposo orçamento municipal para educação, as comunidades mais distantes da cidade enfrentam grandes problemas para educar suas crianças, tornando os índices de educação preocupantemente baixos, gerando um aglomerado de indivíduos desqualificados para o mercado de trabalho.

Para resolver este problema o projeto definiu a construção de até 60 escolas nos rios de Portel, com o objetivo de garante a educação acessível e de qualidade tanto para as crianças como para jovens e adultos, buscando melhorar os índices de educação municipal, atrelando com educação sustentável e ambiental. Para a construção dessas escolas verificamos alternativas sustentáveis que expressam nossa ocupação com o meio ambiente, sendo definido a utilização de tijolos ecológicos, foi providenciada uma máquina para a produção destes tijolos no município, garantindo a produção de um tijolo sem processo de queima de madeira e que garante emprego para as comunidades locais.

Estudos serão feitos após a construção de cada 10 escolas para definir as mudanças socioespacial que estas escolas irão causar, para garantir que cada escola seja o mais eficiente possível em seu alcance populacional.

Em Portel temos:

Projeto Ribeirinho

Projeto Pacajai

Projeto Rio
Anapu-Pacajá

Projeto Rosewood

RC REDO

ARC AR

Coletivamente, a meta de proteger 1,5 milhão de acres de terra da destruição. Assim que as 60 escolas forem concluídas, teremos afetivamente olhos, ouvidos no chão para proteger 5 milhões de acres de floresta, dos quais 1,5 milhão é protegido diretamente e 3,5 milhões é protegido indiretamente

Portel é uma das três regiões do oeste selvagem remanescentes na Amazônia oriental.

O processo:

Não era como se pudéssemos construir escolas em uma região que tem que ter tudo importado. Precisávamos pensar em uma solução de longo prazo, e essa solução era construir nossa própria fábrica de tijolos. A olaria também ajuda a dar empregos na região que são uma alternativa ao transporte de motosserra.

O projeto da escola é um projeto padrão de 10.000 pés quadrados cada. Portanto, a construção total está planejada para 600.000 pés quadrados e este projeto pode ser modificado conforme necessário.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDG) cumpridos por este programa: