Comunicado de imprensa

PARA LIBERAÇÃO IMEDIATA

Agfor renuncia ao cargo de consultora de carbono da Morioka em meio à disputa por títulos de terra

Portel, Pará – 01 de dezembro de 2023 – A Agfor, empresa líder em consultoria agrícola e florestal, anunciou hoje a sua demissão do cargo de consultora de carbono de Jonas Morioka. A decisão ocorre em meio a disputas de títulos de terra relacionadas a uma propriedade florestal de 500 mil hectares na região amazônica, que Morioka supostamente adquiriu em janeiro de 1990.

O envolvimento da Agfor no projeto foi estritamente como consultor terceirizado, fornecendo expertise em potencial de compensação de carbono. A empresa não tem ligação direta com as questões de título de terra iniciadas quando Moroka comprou o terreno em 1990, que antecedeu seu envolvimento com Morioka.  A Agfor acredita que tem sido injustamente implicada na disputa e que a situação tem cada vez mais motivação política.

“A reputação da Agfor é construída com base na integridade e profissionalismo”, disse Michael Greene, engenheiro ambiental da Agfor. “Não podemos nos permitir ser associados a um projeto que está atolado em complexidades jurídicas não resolvidas e controvérsias políticas. Desejamos ao Sr. Morioka o melhor para resolver sua situação de título de terra, mas acreditamos que é de nosso interesse nos afastarmos deste projeto.”

A empresa também expressou preocupações com o clima político mais amplo no Brasil em relação à propriedade de terras e créditos de carbono.

“Mesmo que o título da terra fosse indiscutível, é altamente improvável que o governo brasileiro permitisse que um único indivíduo controlasse uma extensão tão vasta de terras florestais em uma região de alta demanda da Amazônia”, acrescentou Leonardo Pimenta, procurador. “O cenário jurídico e político no Brasil é muito diferente dos fortes direitos à terra que existem nos EUA. Acreditamos que é importante reconhecer essas realidades e agir em conformidade.”

A Agfor continua comprometida com sua missão de promover práticas sustentáveis de uso da terra e apoiar projetos responsáveis de compensação de carbono. A empresa continuará buscando oportunidades que se alinhem aos seus valores e contribuam para um planeta mais saudável.

Sobre a Agfor

A Agfor é uma empresa líder em consultoria de Sustentabilidade com alcance global. A empresa fornece consultoria especializada e suporte aos clientes em uma ampla gama de questões, incluindo gestão da terra, compensação de carbono e agricultura sustentável. A Agfor está comprometida em promover práticas responsáveis de uso da terra e ajudar os clientes a atingir suas metas de sustentabilidade.